Splash Screen Animado Android Studio


Nesse tutorial vou ensinar como fazer um Splash screen (tela de abertura) para seus aplicativos androide.


Você já deve ter visto alguma vez um aplicativo ao abrir exibir uma tela de entrada com o logo da empresa ou até mesmo com uma imagem criativa para diferenciar o seu aplicativo dos demais, neste tutorial vamos aprender a criar essa tela de entrada.

1. Mão na massa
Primeiro precisamos criar um novo projeto (File -> New -> New Project) e na janela Add an Activity to Mobile, selecione a opção Empty Activity.

Projeto Empty Activity

Agora precisamos criar uma nova Activity (File -> New -> Activity -> Empty Activity)

Empty Activity


Precisamos corrigir a chamada da Activity no arquivo de Manifesto do Android conforme o código abaixo.
Não se assuste se aparecer uma falha neste ponto, isso significa que você ainda não criou o estilo chamado FullScreen. Faremos isso agora editando os arquivos (../res/values/styles.xml e ../res/values-v21/styles.xml).
Faça o download desta imagem (Clique aqui) e copie para a pasta ../res/drawable-nodpi
Pronto. Agora vamos alterar o layout da tela de SplashScreen.
Agora vamos criar as animações.
Crie uma pasta chamada anim dentro da pasta res do projeto e nela vamos criar dois arquivos de animação (File -> New -> Animation resource file) com nomes alpha.xml e translate.xml e vamos ao código deles.
No alpha.xml o que fizemos foi criar uma animação com uma duração de 3 segundos partindo do alpha 0 até alpha 1, ou seja, o objeto animado será exibido gradativamente dentro do tempo estipulado.
No translate.xml o que fizemos foi criar uma animação com uma duração de 2 segundos onde o objeto inicie o movimento vertical de baixo para cima com uma porcentagem relativa de 200% do ponto central até chegar ao centro 0%.
Tudo pronto, agora vamos fazer a mágica acontecer via programação.
A mágica toda ocorre no método abaixo, que nada mais é do que chamar a animação e aguardar por um tempo estipulado para fazer a chamada da próxima Activity.
2. Código completo
Código Fonte
Clique aqui para baixar o projeto completo.

Inscreva-se para receber


0 comentários:

Postar um comentário

.